O Douro revela uma beleza única durante os meses de inverno. Além das tradicionais colheitas de outono, o inverno traz consigo uma atmosfera especial, apesar da região ser mais procurada durante os meses mais quentes, é possível durante todo o ano desfrutar de experiências incríveis nesta magnifica região.
Mercados de Natal:
Os mercados de Natal, inspirados nas tradições europeias, também ganham destaque na região do Douro durante o inverno. Ruelas decoradas, barracas de artesanato local, produtos típicos da época e atividades para crianças criam um ambiente festivo. Alguns desses mercados são realizados em locais históricos, dos municípios que constituem a região, proporcionando uma experiência única e pitoresca.
Cruzeiros de Inverno pelo Douro:
Embarque num passeio de barco pelo vale encantado, entre o Pinhão e o Tua, a bordo de um tradicional barco rabelo. Descubra o Douro vinhateiro, por vezes com as suas margens cobertas de neve, enquanto relaxa ao balançar das ondas do rio homónimo.
Visitar Museus:
Por muito “cliché” que pareça esta dica, muitas vezes, tendo em conta a beleza natural desta região, os museus presentes nos municípios que a constituem podem por vezes passar despercebidos em benefício das vinhas à beira-rio. No entanto, é nestes locais que a história da região é preservada, e pode ser explorada interactivamente de uma forma mais profunda.
Os museus do Douro, do Côa, o museu da Vila Velha em Vila Real e muitos outros, certamente merecem a sua visita.
Cooking Experiences:
À medida que as experiências culinárias regionais se tornam mais populares, este tipo de atividades chega também ao Douro. Permitindo assim, a todos os visitantes e até mesmo residentes, explorar os ingredientes endógenos à região e as maravilhosas receitas caraterísticas da região, num formato de aula, e muitas vezes com um grupo divertido, que certamente irá animar a sua tarde. E a melhor parte? É que no final pode comer o delicioso prato que confecionou!
Passeios de comboio à beira-rio:
Considerada a viagem de comboio mais bonita de Portugal, o troço de linha que liga o Peso da Régua ao Pocinho é sem dúvida uma viagem que lhe irá ficar na memória. Um percurso à beira- rio, marcado pela beleza da paisagem, longe das luzes e sons da cidade.
Visitar os 19 municípios e completar o Passaporte do Douro:
Encontra-se no espírito de realizar uma road-trip? Então porque não fazê-lo numa região reconhecida internacionalmente pelas suas estradas e beleza natural? Pode ainda solicitar o Passaporte do Douro gratuitamente em locais aderentes, ou até fazer download da app Discover Douro, e tornar a sua viagem ainda mais emocionante, tornando-a numa espécie de peddy-paper que o/a irá levar a conhecer os principais monumentos, miradouros e museus da região Duriense! Esta é sem dúvida uma excelente atividade para realizar em família, com amigos ou até mesmo sozinho.
Embora o verão seja a época mais popular para visitar o Douro, o inverno revela uma faceta única e encantadora da região. As atividades mencionadas anteriormente proporcionam uma oportunidade para os visitantes explorarem a cultura, a gastronomia e a beleza do Douro sob uma nova luz. Seja a apreciar um bom vinho, participar em festividades tradicionais, explorar os mercados de Natal ou a navegar pelo rio gelado, o inverno no Douro é uma experiência que ficará gravada na memória de todos que a vivenciam.