O que visitar em Alijó

Começamos esta viagem por Alijó, um concelho por descobrir, que outrora foi apelidado de embaixador português na produção de vinho.

Neste artigo partilhamos com os mais curiosos o que pode visitar e fazer neste Município.

Miradouros:

Esta vila convida à visita os vários Miradouros.

Miradouro do Ujo:

Este é o ponto de referência para que possa contemplar o Vale do Tua. Como que um convite para os céus, a arquitetura foi pensada para que se envolva na natureza. Seja de dia ou de noite, o encanto permanece.

Miradouro de Santa Marinha:

Ao visitar este miradouro, vai poder respirar fundo e ficar maravilhado(a) com tamanha beleza. Entre os tons verdes, os socalcos de vinha, o vale do Rio Douro não deixa ninguém indiferente. Consegue ainda avistar a aldeia de Tua.

Miradouro de Casal de Loivos:

Prepare-se para uma pintura de requinte! O melhor dos dois mundos, aqui consegue observar o vale do Douro e o Pinhão. Imagine-se no topo deste miradouro e sentir-se um só com a natureza.

Miradouro de Nossa Senhora da Piedade:

Situado em Sanfins do Douro, vila caracterizada pelas grandes crenças religiosas, o Miradouro da Nª Srª da Piedade localiza-se no Santuário que lhe deu nome. A escadaria em pedra trabalhada permite captar no olhar a vila, assim como a região vinhateira, de características inigualáveis.

Miradouro da Senhora da Cunha:

Requalificado para que possa receber as suas visitas, o Miradouro da Srª da Cunha fica no topo de um morro. Para que possa ver mais além, pode encontrar uns binóculos para observar a dimensão natural transmontana.

Miradouro de Santa Eugénia:

Vai ficar encantado com tamanha beleza. Como se um quadro realista, a paisagem é quase infinita. Os recortes, as ondulações e os sons característicos da liberdade podem ser vividos aqui.

Miradouro da Nossa Senhora dos Aflitos:

Camuflado no seio da natureza, este Miradouro reflete paz e harmonia. Conta a lenda que teve origem na devoção, quando, numa viagem, caçadores se depararam com a aparição de Nª Srª. Assim, encontramos uma pequena capela no centro.

Miradouro de Santa Bárbara:

Chegamos às vinhas onde são produzidas as uvas que dão origem ao tão famoso e apreciado Moscatel Favaios. E o melhor? Pode mesmo observar uma vasta paisagem multicolor, com vistas sobre as vilas de Favaios, Sanfins do Douro e parte de Alijó.

Miradouro de Senhor Jesus da Capelinha:

Pode encontrar este miradouro em Vila de Maçada. Os vinhedos, as serras, os campos e as povoações são de fácil avistamento.

Gastronomia

Neste concelho irá obrigatoriamente esquecer a dieta. E tudo por boas razões! A gastronomia local espelha a história regional. Com produções excelentes de vinhos, possíveis pelo microclima do Douro, em contraste com os cereais, azeite, batata, amêndoa e castanha. Nesta região montanhosa e com um clima mais frio, acontece a produção de raças com renome, são elas a carne maronesa, o porco bísaro e a cabra serrana. Os enchidos são um dos carimbos locais, não fossem os chouriços, salpicões e alheiras um chamariz de quem visita Alijó. 

Todos os anos, o Município faz parte dos “Fins-de-Semana Gastronómicos”. Como o nome indica, o objetivo é a promoção da valorização da gastronomia e vinhos locais. Ao optar pela visita entre sexta e domingo, esta poderá ser um fim-de-semana preenchido por completo com excelentes opções de degustação.

Já conhece os pratos típicos? Fizemos uma seleção, por pratos tradicionais, sobremesas e muito mais.

• Pratos Tradicionais:

o Os enchidos (chouriços de sangue, linguiças e alheiras);

o Carnes fumadas;

o Bacalhau assado com batatas à murro;

o Milhos com carne em vinha d’alhos;

o Cabrito assado;

o Bolo de carne;

o Favas guisadas;

o Cozido à portuguesa;

o Feijoada à Transmontana.

o Vinhos:

o Moscatel;

o Vinho do Porto;

o Vinhos Tintos, Brancos e Rosé;

o Vinhos Espumantes.

o Sobremesas:

o Fritas de abóbora ou de chila;

o Doce da Teixeira;

o Amêndoas cobertas;

o Laranja da Fraga;

o Bolo Mulato;

o Sarrabulho doce;

o Cavacas de Santa Eugénia;

o Pão-de-ló de Água;

o Bolo Borrachão.

o Pão:

o Pão de centeio de Santa Eugénia;

o Trigo de Favaios;

o Pão de Centeio de Vila Chã.

Adegas e Vinhos

A região do Douro é mundialmente conhecida pela produção de vinhos e as adegas que se estendem pelo território.

Alijó é um concelho onde a sua escolha vai ficar difícil, entre Quintas, Adegas e Lojas de Vinho. Já pensou como planear a sua visita? Ao passear pela Quintas e Adegas, imagine-se no seio da produção vitivinícola.

Para além de vistas históricas e tipicamente durienses, Alijó conta com a capital do moscatel, em Favaios. Para conhecer melhor a sua história, aconselhamos que agende um tour pelo Núcleo Museológico de Favaios – Pão e Vinho. Aqui poderá saber mais sobe o processo de produção associado a estes dois produtos endógenos de eleição. 

Património Arqueológico

Para além de tudo o que já foi mencionado anteriormente, sabia que é possível fazer visitas guiadas por um arqueólogo? As visitas têm de ser feitas em grupo com, pelo menos, cinco pessoas. Poderá marcar a visita aqui.

Os Roteiros Arqueológicos são muitos: Conjunto Arquitetónico do Santuário do Senhor de Perafita; Necrópole Megalítica do Alto das Madorras; Via Romana de Vila Verde; o Gastro do Pópulo/São Marcus/Touca Rota; as Gravuras Rupestres da Botelhinha; Sepultura Rupestre de Sobredos; Sepultura Rupestre de Santa Ana; Sepultura Rupestre de Vila Chã; Anta da Fonte Coberta; Ponte e Via Romana de Rio de Moinhos; Ponte Romana de São Mamede de Ribatua; Castro de Favaios; Núcleo Arqueológico de Castelo de Carlão; Mamoa da Burneira; Castro do Alto da Murada; Castro de Castorigo; Ponte de Magusteiro.

Partilhe em: