O que visitar em Mesão Frio

A próxima paragem é Mesão Frio. Este é um dos concelhos mais antigos da Região Demarcada do Douro.

Os principais setores da atividade económica deste Município são a Agricultura, o Turismo e o Vinho.

o  Miradouros:

Quem visita Mesão Frio não pode perder os seus Miradouros.

 Miradouro do Imaginário:

Chegamos à Porta do Douro. A sua história confunde- se com a história nacional. Mas uma coisa podemos garantir, o Miradouro do Imaginário reafirma a beleza do Douro. Como um anfiteatro, os protagonistas deste palco são os vales, os socalcos de vinhas, decorados com um azul inesquecível do Rio Douro.

 

Miradouro de Barqueiros

:

Dotado de uma beleza ímpar e incomparável, está no Miradouro de Barqueiros. A paisagem é deslumbrante, com as vinhas, quintas e um espetáculo natural oferecido a quem o visita.

 

Miradouro de São Silvestre

:

Com o Rio Douro de fundo, imagine-se a contemplar o nascer do sol no Miradouro de São Silvestre. A vista é extensa, podendo ver o Município, os vinhedos e as suas cores e características únicas.

 

Miradouro da Torre de Santa Cristina:

Outrora uma torre sineira da antiga Igreja de Santa Cristina, atualmente sofreu obras para ser tornar um Miradouro urbano de acesso gratuito. Ao subir, poderá contemplar o centro histórico da Vila de Mesão Frio, o Rio Douro e a paisagem circundante.

 Miradouro da Senhora da Piedade:

Simples, elegante e com linhas modernas. É o que irá encontrar para usufruir e observar a tela privilegiada. Pode ver as vinhas e os seus verdes, o Vale do Douro e o majestoso pôr-do-sol.

 Miradouro de Donsumil:

Vai ficar admirado(a) com o que irá ver! A vista é panorâmica e estende-se até onde o olhar não consegue mais observar. Digna de galeria de arte, este Miradouro permite viver uma experiência única, com um cenário que é Património Mundial, reconhecido pela UNESCO.

o  Gastronomia

Mesão Frio é sinónimo de bem comer. Com pratos ricos em sabor e nutrientes, é uma terra onde as especiarias reinam.

O cabrito, a marrã e os assados no forno a lenha são o deleite da cozinha mesão-friense. A carne em vinha d’alhos, os rojões, as famosas tripas e o incomparável cozido à transmontana são provas obrigatórias.

Passando aos pratos marinhos, o bacalhau tem as suas vertentes: assado na brasa e assado no forno. Os pastéis de bacalhau e as trutas de escabeche fritas ou grelhadas são as iguarias de eleição.

As sopas não poderiam faltar! Há para todos os gostos, como caldo de cebola, de papas, de nabiças, o tradicional caldo verde e a sopa de castanhas piladas.

Para os mais gulosos, chegamos às sobremesas. Muito disputados, o leite de creme, o pudim de ovos e a aletria são as nossas sugestões. Os Biscoitos de Vila Marim são obrigatórios, assim como as compotas da região (chila, marmelada e/ou doce de abóbora).

o  Adegas e Vinhos

São muitas as adegas que pode visitar e os vinhos que pode degustar. São de destacar:

·      Vinhos Brancos;

·      Vinhos Tintos;

·      Vinho Douro DOC;

·      Vinhos de Mesa;

·      Vinhos Regionais Durienses;

·      Vinho do Porto.

o  Artesanato

Sem acesso a grandes materiais, o povo pegou no que a natureza disponibilizava para criar produtos artesanais. Estes teriam diferentes finalidades, sendo de apoio doméstico e/ou agrícola.

Tradicionalmente únicas de Barqueiros, localizado no concelho de Mesão Frio, as Castanhetas foram criadas, inicialmente, para avisar embarcações vizinhas da localização das mesmas em dias de fraca visibilidade (nevoeiro). Mais tarde, passaram a servir como entretenimento, para animar as pessoas entre as embarcações de transporte das pipas do Vinho do Porto até Vila Nova de Gaia, onde eram armazenadas.

o  Museus

Para que seja possível conhecer a história e cultura deste Município, deixamos como sugestão de visita os seguintes museus:

Casa-Museu do escritor Domingos Monteiro;

 Centro Interpretativo do Barco Rabelo;

 Museu do Triciclo;

 Núcleo Interpretativo do Castro de Cidadelhe.

o  Festas e Romarias:

De Janeiro a Dezembro há sempre festa no Concelho de Mesão Frio!

As festas mais cobiçadas são a Feira do Petisco, Vinho e Produtos Regionais, a Feira Anual de Santo André, a Feira Semanal, a Festa da Juventude, a Festa do Emigrante e o Rali Município de Mesão Frio.

Não irá querer perder!

o  Rota do Património

É nesta vila que abunda o património arquitetónico. Entre solares e casas com brasão, igrejas e capelas, fontanários, esculturas, nichos, ermidas e obras de arte, há muito para visitar!

 Capela de Santo António;

 Casa da Picota;

 Casa dos Albergaria;

 Casa dos Fragosos;

 Casa dos Guedes;

 Chafariz do Largo da Independência;

 Chafariz do Largo do Cruzeiro;

 Claustro dos Franciscanos;

 Cruzeiro;

 Igreja de Santa Cristina;

 Igreja de São Nicolau;

 Pelourinho / Casa Vale do Couto;

 Rua do Balcão;

 Santa Casa da Misericórdia;

 Torre da Igreja de Santa Cristina.

Visite Mesão Frio, visite o Douro, uma região que tem muito para lhe dar e histórias por contar. 

Partilhe em: