Penedono, um tesouro para os amantes de história, cultura e natureza.
Localizado no distrito de Viseu, é um destino obrigatório para explorar, no coração de Portugal.
Partilhamos consigo alguns pontos a considerar na sua visita a Penedono.
Património Arquitetónico:
Penedono é um local repleto de histórias que se revelam pelos seus monumentos e património arquitetónico. O Castelo de Penedono é, sem dúvida, o principal cartão de visita do concelho. Do século X, este castelo é um exemplo notável da arquitetura militar medieval de Portugal. Outro marco importante é o Pelourinho de Penedono, situado na Praça 25 de Abril, uma herança da época em que a vila foi elevada à categoria de concelho. Entre outros pontos de interesse estão: a Torre do Relógio; a Fonte de Mergulho; a Ponte Romana; o Fontanário Quinhentista; e, a exposição permanente de instrumentos de tortura e armas de guerra.
Espaços Verdes e Percursos/Rotas:
Além da riqueza histórica, Penedono é rodeada por natureza. De destacar estão os seus miradouros: Miradouro de Santa Luzia, Miradouro de Santa Margarida e Miradouro da Nossa Senhora da Lapa, onde podemos encontrar o famoso baloiço de Penedono. A Barragem da Ponte Pedrinha é um ponto de grande interesse para quem procura tranquilidade. Já o Parque da Cancela é um espaço verde onde podem desfrutar de atividades ao ar livre. Para os amantes de caminhadas existem os percursos: PR1 – Rota do Sirigo; PR2 – Trilhos do Ouriço e da Castanha; e, PR3 – Rota do Azeite.
Património Arqueológico:
Penedono é ainda uma região rica em património arqueológico. Um dos locais mais emblemáticos é a Necrópole Megalítica da Senhora do Monte, que abriga várias sepulturas e monumentos megalíticos. O Menir de Penedono, é uma estrutura de pedra erguida de pé que representa as práticas culturais dos habitantes da época. As Sepulturas Antropomórficas do Vale de Maria Pais merecem também destaque pois são testemunhos dos costumes funerários na região na época megalítica. O Dólmen da Capela de Nossa Senhora do Monte está classificado como monumento nacional em 1961.Entre outros pontos de interesse estão: Necrópole Megalítica da Lameira de Cima; Dólmen da Marofa; Dólmen da Lameira de Cima; Dólmen do Carvalhal; Menir do Vale Maria Pais; Dólmen do Sangrino – Castainço; Dólmen da Lapinha; e, Dólmen do Turgal.
Património Museológico:
O Centro de Interpretação de Penedono é um espaço para aprender sobre a evolução histórica da vila e a sua herança cultural. No Núcleo Museológico do Lagar de Azeite de Póvoa de Penela é possível aprender sobre a tradição da produção de azeite. Outros pontos de interesse são: o Memorial de Devoção Ceireira; o Espaço Memória de Antas – A Escola Primária; e, o Museu Rural de Castainço.
Património Religioso:
Penedono tem uma imensa variedade de património religioso. Alguns de destaque são: Santuário de Santa Eufémia; Igreja Matriz de Penedono; Capela de Nossa Senhora da Piedade; Capela de S. Silvestre; Capela de Nossa Senhora das Lameiras | Senhora das Dores; e, Igreja Matriz de São Miguel de Antas.
Gastronomia:
A gastronomia de Penedono é rica e diversificada. Entre os pratos típicos, destaca-se o cabrito assado no forno, os enchidos caseiros e os queijos da região. A doçaria tradicional dá especial destaque às cavacas e às rosquilhas. Algumas sugestões de onde comer passam por: Hotel Medieval de Penedono; Fornos do Rei; Restaurante “Valzinho”; e, Restaurante Flora – Marco e Carla Lda.
No segundo fim de semana de novembro, acontece o “Mercado Magriço”, um evento que destaca as potencialidades económicas do concelho. Este mercado reúne representantes de todos os setores da economia de Penedono, de forma a promover a economia e cultura da região, através de um programa diversificado, desde música tradicional a sonoridades mais modernas.
Visite Penedono, visite o Douro, uma região que tem muito para lhe dar e histórias para contar.