O que visitar em Sabrosa?

Património:

Entre o património de Sabrosa, destaca-se a Casa da Calçada, um solar que reflete a arquitetura senhorial da região. A Casa da Pereira, a Casa do Fundo de Vila e a Casa dos Belezas são outros exemplos de construções nobres que mantém viva a herança cultural do município. O Castro de Sabrosa, construídas com pedras faceadas é uma herança da ocupação que teve início na Idade do Ferro e terminou na Época Medieval. Já a Mamoa de Madorras, com cerca de 6 000 anos, destaca-se pela sua monumentalidade e estado de conservação.

 

Património Religioso:

O património religioso é parte fundamental da história e identidade cultural de Sabrosa. Seguem alguns locais que deve visitar: a Capela e Miradouro da Senhora da Azinheira, a Igreja Matriz de Sabrosa e a Igreja Matriz de Celeirós do Douro.

 

Museus:

Alguns museus que pode visitar em Sabrosa são o Espaço Miguel Torga, a Casa Aires Torres, a Casa Miguel Torga, o Espaço Vida e Obra | General Loureiro dos Santos, a Exposição “Os Locais e Culturas da Viagem de Magalhães” e o Pólo Arqueológico da Garganta.

 

Miradouros:

Sabrosa é composta por bastantes miradouros onde é possível apreciar a beleza da região: o Miradouro de S. Domingos de Provesende, o Miradouro de São Domingos do Monte Coxo, o Miradouro de Sabrosa, o Miradouro do Santuário do Senhor dos Aflitos – Carrujos e o Miradouro Torguiano de São Cristóvão do Douro.

 

Espaços Verdes:

Sabrosa conta com alguns espaços que pode visitar e relaxar. A Aldeia Vinhateira de Provesende é um local de antiga ocupação humana, onde ainda existem vestígios de um Castro Lusitano.

O Parque BB KING e a Estação do Ferrão são lugares perfeitos para relaxar e desfrutar momentos de tranquilidade ao ar livre ou, para uma caminhada junto das margens do rio.

 

Gastronomia:

Na gastronomia de Sabrosa, sobressaem pratos como o cabrito assado com arroz de forno, o cozido à portuguesa, a bola de carne, os enchidos e o pão-de-ló.

 

Visite Sabrosa, visite o Douro, uma região que tem muito para lhe dar e histórias por contar.

Partilhe em: