O que visitar em Sernancelhe?

O que visitar em Sernancelhe

 

Sernancelhe, Terra da Castanha, é um local de história, património e tradição. Séculos de ligação ao castanheiro moldaram a paisagem das suas aldeias e encostas. Terra de pastores e fé, guarda uma das mais belas páginas da difusão do culto no país e no mundo.

 

Miradouros:

Sernancelhe conta com miradouros onde é possível admirar as suas paisagens: Miradouro Nossa Senhora das Necessidades; Miradouro de Nossa Senhora da Saúde; Miradouro de Nossa Senhora ao Pé da Cruz; Miradouro de Santo Estevão; Miradouro do Castelo.

 

Espaços Verdes:

Se procura relaxar, fazer um trilho de BTT, fazer passagens do caminho de Santiago, ou simplesmente passear, a Serra da Lapa e os Passadiços do Távora são os locais ideiais.

 

Património:

Neste município encontra monumentos e edifícios de grande importância. O Solar de A-de-Barros, do século XVII, é símbolo da aliança antiga entre a realeza e o povo. O Solar dos Araújo Coutinho, atualmente um alojamento local, fora o local de nascimento e infância do Marquês de Pombal. O Pátio do Carregal, foi o berço do escritor Aquilino Ribeiro até aos 10 anos.

A nível religioso, são vários os monumentos que se destacam: Capela de Nossa Senhora da Saúde, Igreja de Santo Estevão, Igreja Matriz de Sernancelhe, Igreja de São Miguel Arcanjo e Igreja Românica de Fonte Arcada. O Santuário Nossa Senhora da Lapa, marco da aparição da nossa Senhora em 1493. O Convento Nossa Senhora da Assunção, fundado em 1692, foi o último mosteiro cisterciense a ser criado em Portugal.

 

Museus:

Para que seja possível conhecer a história e cultura deste Município, deixamos como sugestão de visita o Espaço da Castanha e do Castanheiro e, o Museu Padre Cândido.

 

Gastronomia:

A gastronomia de Sernancelhe afirma-se nos produtos e rituais dos territórios de montanha. Entre os destaques gastronómicos desta região estão, os torresmos, a carne estremeada, as fêveras assadas e o fígado frito com batata cozida. O bacalhau assado no forno, o cabrito à flora, o fumeiro (morcelas, farinheiras, moiras, chouriças e salpicões) e os peixinhos do rio em molho de escabeche, são outros exemplos de destaques da gastronomia de Sernancelhe. Capital da castanha, em Sernancelhe encontra a castanha como complemento alimentar, cozida, assada, em pudim ou em compota. Por fim, os doces sernancelhenses mais apreciados são fálgaros de Tobosa do Carregal e as cavacas de Freixinho.

 

Visite Sernancelhe, visite o Douro, uma região que tem muito para lhe dar e histórias por contar.

Partilhe em: