Tarouca é um município tipicamente rural e agrícola, destacando-se na produção de baga de sabugueiro e pela transformação de carnes e fumeiro.
O seu território é composto por vários atrativos naturais e património cultural e arquitetónico.
Miradouro:
O Miradouro e baloiço do Cristo Rei proporciona uma vista sobre Tarouca, convidando-o a parar e a inspirar.
Espaços Verdes:
Tarouca conta com espaços verdes como a Serra de Santa Helena, um local onde a calma da natureza nos invade, podendo fazer passeios, apreciar as estrelas à noite ou até mesmo fazer as pistas de Downhill e Motocross. O Morro de Alcácima é um local onde os mais novos podem observar os animas, cuidar da horta e brincar no parque. O Parque Ribeirinho de Tarouca convida a um passeio pelo meio da natureza ou a um piquenique no parque de merendas. Conta ainda com um parque infantil, uma pista de skate, campo de minigolfe e ginásio ao ar livre.
Museu:
Tarouca conta com a Casa do Paço de Dalvares e Museu do Espumante, que remonta à idade média. Atualmente acolhe o museu do espumante.
Património:
Tarouca conta com diversos edifícios e monumentos patrimoniais. A ponte e Torre fortificada de Ucanha, do século XII, merecem grande destaque. A sua história está escrita nas suas pedras. Podemos encontrar, por todo o concelho, Pelourinhos, como o de Tarouca, Ucanha, Mondim da Beira e Várzea da Serra.
É possível ainda encontrar as pontes românicas de Vila Pouca de Salzeda, São João de Tarouca e Mondim da Beira.
Outros pontos de interesse são: o Arco de Paradela, a capela da Senhora das Necessidades, a Igreja de São Pedro de Tarouca, o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e o Mosteiro de São João de Tarouca.