O que visitar em Torre de Moncorvo?

Torre de Moncorvo é uma vila surpreendente, predominantemente rural. Teve a sua origem num nobre chamado Mendo Curvus, senhor destas terras e participante na reconquista Cristã da Península Ibérica.

 

Património:

Torre de Moncorvo é rica em património. A Basílica Menor de Nossa Senhora da Assunção, dos século XVI a XVIII, é um poderoso património onde se encontra localizado o museu de arte sacra. O Castelo de Torre de Moncorvo é uma fortificação medieval, que seria inicialmente uma muralha, cujo espaço interior era uma vila nova. O Centro Histórico de Torre de Moncorvo e o Chafariz Filipino são outros destaques patrimoniais.

Entre o património religioso encontra-se a Capela do Sagrado Coração de Jesus, a Ermida de Nossa Senhora da Teixeira, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de Santiago Maior, a Capela de Nossa Senhora da Esperança e a Capela de Nossa Senhora dos Remédios.

 

Miradouros:

Este município conta com miradouros esplendidos como: o Miradouro Vale do Sabor, o Miradouro da Fraga do Cão, o Miradouro da Fraga do Facho, o Miradouro da Póvoa, Miradouro de Santa Bárbara, o Miradouro de São Gregório, o Miradouro de São Lourenço, o Miradouro do Talegre e o Miradouro de Santa Leocádia.

 

Espaços Verdes:

Se o seu objetivo é tranquilidade e relaxamento, pode visitar os lagos do sabor (Lago de Cilhades, Lago dos Santuários e o Lago do Medal) que tiveram origem do rio selvagem. Se pretender, pode optar por fazer caminhadas ou corridas na ecopista do sabor, entre a margem norte do Rio Douro, podendo vislumbrar-se com uma paisagem sobre o rio, a torre de Moncorvo, o vale do sabor e a serra do Reboredo.  

 

Museus:

Para conhecer o município deixamos algumas sugestões de museus: Núcleo Museológico Casa da Roda, Museu de Arte Sacra, Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues, Museu do Castelo, Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior e o Centro de Estudos Judaicos Maria da Assunção Carqueja e Adriano Vasco Rodrigues.

 

Feira Medieval e Amendoeiras em Flor:

O passado de Torre de Moncorvo é recordado na feira medieval, realizada em Abril. As amendoeiras em flor, durante a primavera, são outro atrativo da região.

 

Gastronomia:

Conhecer a região é conhecer a sua gastronomia. Um grande destaque da culinária de Torre de Moncorvo é a carne de Borrego Terrincho da raça Churra da Terra Transmontana, produto de origem protegida.

Algumas especialidades são a Caldeirada de Borrego, as migas e os peixinhos do rio, o fumeiro e o Butelo.

 

 

 

Visite Torre de Moncorvo, visite o Douro, uma região que tem muito para lhe dar e histórias por contar.

Partilhe em: