Os melhores Miradouros no Douro

Aquilino Ribeiro em tempos declamou que “Alcança quem não cansa.” E é mesmo no coração do Douro que destacamos os melhores miradouros. Com uma paisagem invejável, a vista convida a visitar as pinturas do Douro.

De A a Z, partilhamos consigo quais visitar, por município:

Começamos esta viagem por Alijó. Outrora apelidado de embaixador português na produção de vinho, esta vila convida à visita do Miradouro do Ujo. Este é o ponto de referência para que possa contemplar o Vale do Tua. Como que um convite para os céus, a arquitetura foi pensada para que se envolva na natureza.

Partindo para o próximo destino, Armamar divide o território, com o Vale do Douro a norte e o planalto beirão a sul. O Miradouro da Misarela permite-lhe encher a vista com o imenso Vale do Douro e a Serra do Marão. É possível, ainda, ouvir a água a correr na cascata que dá nome a este miradouro.

Quis a história deixar a sua marca em Carrazeda de Ansiães. Com pinturas, castelos e antas, nada se compara às paisagens do Miradouro da Senhora da Graça. Assente num monte granítico, quem sobe ao seu topo fica maravilhado com a vasta área que capta a atenção do olhar. Entre o planalto carrazedense e parte do Vale do Rio Tua, fica a vontade de apreciar o que a natureza nos oferece.

Já ouviu falar do Miradouro de Penedo Durão? Em Freixo de Espada à Cinta, para além do famoso Freixo com a espada à cinta, vai ficar deslumbrado(a) com a vista da região. A paisagem é de perder o fôlego, não seria este um ponto de referência duriense, decorada com as propriedades agrícolas da região.

Lamego, cidade com um património e cultura com séculos de história, apresentamos o Miradouro da Boa Vista. O foco perde-se entre tantas riquezas naturais. Quem o visita, terá uma vista panorâmica entre os povoados, a tão trabalhada vinha, o Vale do Douro, pinhais e olivais.

Chegamos à Porta do Douro, ao concelho de Mesão Frio. A sua história confunde-se com a história nacional. Mas uma coisa podemos garantir, o Miradouro do Imaginário reafirma a beleza do Douro. Como um anfiteatro, os protagonistas deste palco são os vales, os socalcos de vinhas, decorados com um azul inesquecível do Rio Douro.

Já imaginou flutuar na natureza? O Miradouro da Nossa Senhora da Conceição dá-lhe essa mesma possibilidade. Situado em Moimenta da Beira, este é um município caracterizado com um património arquitetónico secular. Permita-se viajar na imensidão que o olhar consegue captar. 

Murça, uma terra de encanto que vale a pena descobrir. Chegamos ao Miradouro de São Domingos. Como uma ponte suspensa, a vista é infinita, panorâmica, decorada com os ondulantes vinhedos e olivais.

Fortemente demarcada com o cunho romano e com património religioso, temos o Município de Penedono. O Miradouro de Santa Luzia está situado num dos pontos mais altos. Depois de uma requalificação para proporcionar a si um momento único, vai poder desfrutar das paisagens durienses e até mais serranas, entre o Douro e a Beira.

Chegamos a meio desta viagem bela viagem e a próxima paragem é Peso da Régua. Com um povo acolhedor e onde facilmente pode adocicar o seu paladar com os rebuçados típicos. Sendo classificado como um dos miradouros mais bonitos da região duriense, o Miradouro de São Leonardo de Galafura é onde Miguel Torga deixou o seu cunho e apelidou de “O Douro sublimado. (…) Um poema geológico. A beleza absoluta.”

Seguimos caminho para Sabrosa. Foi esta a terra, e as suas gentes, que tanto inspiraram escritores, historiados e quem é verdadeiramente apaixonado pelo Douro. É a terra de Fernão de Magalhães, que na sua volta ao mundo nunca se deparou com tanta beleza. O Miradouro de Sabrosa fica debruçado pelo Rio Pinhão, com uma paisagem cultural do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial.

O Miradouro de São Pedro situa-se no topo da elevação, num local privilegiado, onde ficamos encantados com os panoramas mais deslumbrantes da região do Douro. Santa Marta de Penaguião aloja este miradouro, uma terra histórica.

Um quadro imenso, pintado com cores delicadas, dividido pelo Vale do Rio Douro. O Miradouro de São Salvador do Mundo fortifica a grande beleza, as encostas encarpadas e agrestes. Fica localizado em São João da Pesqueira, o coração do Douro.

Sernancelhe, a vila com as raízes lusitanas. A paz harmoniosa entre a visão, o que é natural e deixado pela história remete-nos para o Miradouro da Senhora das Necessidades. Este oferece uma bela vista sobre a bacia do Rio Távora.

Ao visitar Tabuaço, não pode deixar de visitar o Miradouro de Nossa Senhora de Fátima. Elegantemente decorado com uma moldura que lembra a vinha e o que o Douro tanto nos dá, a única descrição possível é inimaginável. As vistas são ímpares, os socalcos são muitos e acompanhados pelo serpentear do Rio Douro.

O horizonte do Miradouro da Serra de Santa Helena é vasto, predominantemente verde e recortado. Acompanhado com alguns dos exemplos da arquitetura medieval, consta em Tarouca o exemplar único na Península Ibérica de ponte fortificada. 

Aventure-se no enorme baloiço do Miradouro de São Lourenço. Torre de Moncorvo oferece uma agenda cultural extensa e paisagens únicas. O olhar perde-se no azul do rio e nos tons envolventes. A melodia do vento e da natureza encanta quem o visita.

Prepare-se para uma aventura verdadeiramente inesquecível. Falamos de Vila Nova de Foz Côa, caracterizada por paisagens severas, vincadas e grandiosas. Para que aprecie este concelho, a nossa sugestão é o Miradouro do Côa. Entre os céus e as terras, o homem construiu uma passagem de retiro de paz e meditação.

Chegamos ao destino final, a vila do rei. Ao visitar Vila Real, passe pelo Miradouro da Vila Velha. Aqui poderá ver o terreno acidentado, construído pela natureza. Situado no coração da antiga vila, a pintura final é de cortar a respiração. O som do rio a correr e os pássaros a cantar irão ficar gravados na sua memória.

Partilhe em: