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Descrição
Um dos mais bonitos edifícios religiosos de todo o Trás-os-Montes.
Capela construída em 1692 onde se destacam as cantarias lavradas.
A construção é, no seu conjunto, de estilo barroco, embora equilibrado. São notórias na sua fachada principal, rigorosamente simétrica, três planos horizontais. O primeiro é constituído pela porta principal, seus ornamentos e respetivo acesso. Grupo harmonioso e belo, apontando para a entrada do pequeno templo. A porta, de que ressaltam duas fiadas de quatro almofadas, com remate em rosa das três inferiores, é ladeada por quatro colunas salomónicas. Estas, que são lavradas em granito, têm incrustado figuras estilizadas de plantas e animais, que se entrelaçam. Dos pilares a função é meramente decorativa. O pequeno patamar é cercado por um gradeamento simples de ferro forjado, ali plantado na primeira metade de Novecentos.
As colunas servem de suporte a um frontão interrompido, flanqueado por duas janelas octogonais, singelas, que deixam passar a luz para o coro. Com ele se inaugura o segundo plano. Entre os dois extremos foi aposto, nos meados do século passado, o brasão de Melo de Vasconcelos Guedes, condes de Murça. Este subconjunto encerra-se com o entablamento que serve de base à cimalha, em forma de triângulo, o terceiro e último plano.
Ao centro, metida em adequado nicho, ladeado por duas colunas retorcidas e assente sobre um suporte de estrias horizontais, sobressai, modelada em granito, a linda imagem da padroeira, Nossa Senhora da Conceição.
Dum e de outro lado, duas rosáceas, contendo cada qual a sua inscrição. A da esquerda reza assim: “Sapientia edifiicavit sibi domum et excidit columnas septem”, o que traduzido, significa: “ A Sabedoria edificou um tempo para Si e, a pensar nele, talhou sete colunas”. E à direita: “Quam terribilis est locus iste: hic est domus Dei et porta coeli”, que traduzido em português significa, “Como é terrível este lugar: esta é a casa de Deus e a porta do céu”. Os remates do triângulo são debruados com volutas, ramos e flores. No topo, uma cruz, de braços igualmente retorcidos. De ambos os lados, no prolongamento das paredes laterais, dois pináculos comedidos e belos.
O conjunto, em suma, imita um retábulo seiscentista, desta vez lavrado em granito, e granito de Murça.