Todas as fotografias
Descrição
A Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta, também conhecida como Igreja de S. Miguel em homenagem ao santo padroeiro da vila, está localizada na Praça Jorge Álvares, em pleno Centro Histórico, e destaca-se de imediato pela sua monumentalidade, imponência, beleza e sobriedade. É um templo cristão de arquitetura manuelina classificado como Monumento Nacional desde 1910.
A Igreja Matriz foi mandada edificar por D. Manuel no local de um antigo templo gótico inicialmente construído durante o reinado de D. Sancho II. As obras de edificação duraram praticamente um século e terminaram já depois da Restauração da Independência, no reinado de D. João IV.
Esta carateriza-se por ser uma igreja quinhentista, de planta retangular, com três naves, capela-mor, absidíolos e sacristia. No alçado principal existe um portal manuelino de arco abatido, ladeado por pilastras e de decoração relevada. A espacialidade interior sugere-nos um tipo de igreja-salão com notável e impressionante abóbada de pedraria. Possui ainda retábulos de talha barroca e, na capela-mor, dezasseis painéis quinhentistas atribuídos à escola de Grão Vasco.
O exterior apresenta uma feição bastante austera e compacta, com abobadamento interior à mesma altura. O portal principal, ladeado por dois grandes contrafortes, é de arco abatido e sobrepujado por uma composição decorativa manuelina que termina em dois óculos, sendo estes os únicos elementos decorativos que suavizam toda a austeridade estrutural que carateriza o monumento. A moldura da porta lateral é atribuída a João de Castilho, arquiteto da corte manuelina, que viveu em Freixo de Espada à Cinta.
A Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta é um dos poucos exemplos da imponência da arquitetura manuelina em Portugal.