Todas as fotografias
Descrição
Na freguesia de Jou e no lugar do Castelo, a uma altitude de 709 metros, existem, a quinhentos metros do castro, três mamoas, bem salientes na paisagem planáltica do sítio. Uma parece intacta, mas as duas restantes já não têm a lage de cobertura.
A mamoa intacta implanta-se no topo aplanado de uma pequena colina de encostas muito suaves, destacando-se da paisagem envolvente, ainda que a sua visibilidade esteja condicionada em certas direcções devido à existência de pontos de cotas mais elevados nas proximidades.
Consideradas os monumentos pré-históricos mais surpreendentes da Europa Ocidental e Setentrional do período Neolítico e Calcolítico, as antas ou dólmenes enquadram-se na chamada época megalítica.
As antas são túmulos com uma arquitectura complexa e variando de lugar para lugar, sendo, no entanto e no essencial, constituídas por uma câmara ladeada por lages colocadas na vertical (esteios) e cobertas por uma outra lage de grande dimensões (tampa ou chapéu). Essa câmara pode ter corredor de acesso ou não. Quando cobertas de terra, as antas recebem o nome de mamoas (aqui chamadas “madorras”).