Todas as fotografias
Descrição
A Torre Heptagonal, também conhecida por Torre do Galo ou Torre do Relógio, é uma estrutura de arquitetura militar, medieval e manuelina, que fazia parte do extinto castelo de Freixo de Freixo de Espada à Cinta, de que restam apenas alguns trechos. Segundo Frei Viterbo esta torre foi mandada construir por D. Fernando I, cerca de 1376. É considerada Monumento Nacional.
Em granito, facetada e heptagonal chega até nós como o único e impressionante testemunho do extinto castelo medieval, sendo coroada por matacães e rematada por merlões biselados, outrora integrados no circuito muralhado do castelejo. A original Torre Heptagonal resulta de uma modificação da primitiva torre octogonal que Duarte d´Armas regista junto à entrada do castelejo.
Localiza-se no Centro Histórico da vila, imponente e vigilante, permitindo uma visão total sobre o povoado. Em seu redor, acrescenta valor ao Freixo com mais de 500 anos que dá nome à vila, à Igreja Matriz e à Igreja da Misericórdia.
Eleva-se a 25 metros de altura e o seu acesso é feito por íngremes escadas até uma porta em arco quebrado. O seu interior é dividido em três pavimentos, com abóbadas em arcaria, acedidos por escada, iluminados por pequenas frestas nos muros. No alto destaca-se um balcão corrido sustentado por cachorrada. O conjunto culmina com uma torre sineira quadrangular, com cobertura em forma de agulha, tendo nos cunhais pequenas pirâmides baleadas. Na fachada central da Torre Heptagonal figuram as antigas armas da vila.