Sabores e Saberes

Freixo de Espada à Cinta

Seda de Freixo de Espada à Cinta

A criação do bicho-da-seda e o trabalho artesanal da seda é uma das tradições que mais carateriza a vila manuelina de Freixo de Espada à Cinta, atualmente, a única, em Portugal onde ainda se trabalha este produto. O Museu da Seda e do Território, localizado no Largo do Outeiro, em pleno Centro Histórico, na freguesia de Freixo de Espada à Cinta, foi inaugurado em agosto de 2015 e alberga todo o acervo etnográfico, arqueológico e geológico do concelho. A este espólio juntaram-se todos os equipamentos, técnicas, materiais e conhecimentos associados à seda, imagem icónica do concelho de Freixo de Espada à Cinta. 

Em Freixo de Espada à Cinta trabalha-se a seda de forma 100% artesanal, recorrendo a tradicionais e seculares instrumentos de madeira. A cultura da seda no concelho atingiu o seu apogeu no final do séc. XVIII e foi caindo no esquecimento. Atualmente, está em andamento a revitalização desta arte que, em 2023, viu concluído o seu processo de certificação, sendo agora a Seda de Freixo de Espada à Cinta reconhecida com Indicação Geográfica e o Fio de Seda reconhecido como DOP – Denominação de Origem Protegida. Em 2022 e 2023, a Seda de Freixo de Espada à Cinta foi, consecutivamente, galardoada nos Prémios Autarquia do Ano, e tem também estado presente em vários certames nacionais e internacionais, como na FITUR em Madrid, na EXPODUBAI e no Portugal Fashion. Em paralelo, têm sido assinados vários acordos de parceria entre a Seda de Freixo de Espada à Cinta e várias entidades, nomeadamente com o Castelo de São Jorge, em Lisboa. 

 Para além de todo o espólio em exposição e dos recursos multimédia que explicam pormenorizadamente o processo da seda (desde a plantação das amoreiras até ao produto final), evidencia-se o trabalho ao vivo e em tempo real das artesãs locais que aqui laboram, expõe e vendem as peças que confecionam, partilhando conhecimentos seculares, passados entre gerações, com todos aqueles que visitam este espaço. 

Pratos tradicionais: Sopas

As sopas de tomate, alho, batata, ovo ou espargos são típicas do concelho de Freixo de Espada à Cinta e, em tempos idos, foram um dos alimentos que garantiu a subsistência da população. Confecionadas ao jantar, com os produtos endógenos que a terra produzia, estas sopas eram saboreadas na refeição da noite e levadas para o almoço do dia seguinte, durante o trabalho agrícola, sendo por isso consideradas como o alimento de eleição dos agricultores. De poucos ingredientes e rápida confeção, estas sopas ainda hoje são muito apreciadas pela população do concelho e visitantes. Em homenagem a este elemento característico do concelho de Freixo de Espada à Cinta foi criado o certame gastronómico “Sabores e Tradições”, que trouxe novamente à ribalta os sabores das refeições de antigamente confecionadas com os melhores produtos endógenos produzidos no concelho de Freixo de Espada à Cinta. 

Partilhe em: